Manuela Carmena não renovará contratos com Fitch e Standard and Poor’s

Compartilhe:

Publicado originalmente em : http://www.lamarea.com/2015/10/05/el-ayuntamiento-de-madrid-anulara-los-contratos-con-fitch-y-standard-and-poors/

Tradução Livre

 

A equipe do governo da cidade de Madri economizará mais de 100.000 euros na Câmara Municipal com essa decisão

05 de outubro de 2015

Antonio Maestre

redaccion@lamarea.com

 

MADRI        Carlos Sánchez Mato, Conselheiro de Finanças da Câmara Municipal de Madri, optou por não renovar os contratos que a Câmara Madrilenha  assinou com as agências de classificação “Fitch” e “Standard and Poor’s”, firmados no governo anterior pelo Partido Popular, encabeçados por Alberto Ruiz-Gallardón e Ana Botella.

Os contratos com a Standard and Poor’s e a Fitch, publicados com exclusividade  pelo La Marea, foram assinados em 2002 e prorrogados ano a ano com vigência até 31 de dezembro de 2015. Esse ano, os pagamentos às agências de classificação subiram para 107.521,19 euros. O governo de Manuela Carmena decidiu, portanto, que não renovará esse compromisso com as agências por questões políticas e tendo em vista que durante sua gestão, não há pretensões de emitir títulos da dívida pública municipal.

A decisão tomada pelo Conselheiro de Finanças ocorreu poucos dias após a Standard and Poor’s rebaixar a classificação da dívida madrilenha a partir do anúncio da  auditoria da dívida que Manuela Carmena quer realizar. Para justificar o rebaixamento, a Agência alegou que, em um cenário onde o Governo madrilenho declare que a dívida é parcialmente ilegítima, haja incompreensão por parte do mercado.

Carlos Sánchez Mato descreveu a decisão da Standard and Poor’s como fruto de opiniões “políticas”. Em declarações ao Europa Press, afirmou que a classificação dada pela agência não era nada mais que um instrumento de pressão política contra o processo de Auditoria da Dívida: “Trata-se de um ato puramente político, consequência direta da aplicação dos princípios do programa que o partido “Ahora Madrid” propôs e através dos quais conquistou a confiança do povo madrilenho para chegar ao governo da cidade.”

Durante as reuniões entre as agências de rating e a equipe de Carlos Sánchez Mato, houve, desde o princípio, diversas divergências. O Ahora Madrid acredita que as informações solicitadas pela Fitch e pela Standard and Poor’s tinham apenas caráter ideológico e pouco se relacionavam com a solução dos problemas da cidade. Exemplo disso é o interesse dessas instituições no fim do subsídio à escola de tourada Marcial Lalanda, mesmo reconhecendo que essa é uma questão regional que não afeta a classificação.