Jornal "Estado de Minas" repercute ilegitimidades da dívida de MG com a União

Compartilhe:


Notícias diárias comentadas sobre a dívida – 14/12/2012

 

A Revista Encontro, integrante do Jornal “Estado de Minas” de hoje, traz a notícia “Erro bilionário”, descoberto pelo Núcleo Mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida. Analisando planilhas fornecidas pela Secretaria Estadual de Fazenda de MG, o Núcleo identificou que as taxas de juros da dívida de MG com a União estavam maiores que as permitidas pela Resolução do Senado que aprovou tal endividamento. Conforme mostra a revista, “O erro representa, já nas primeiras simulações, uma redução de R$ 2,146 bilhões no estoque da dívida mineira”.

A notícia divulgou também o recente lançamento do Caderno de Estudos “A Dívida Pública em debate: saiba o que ela tem a ver com sua vida”, elaborado pela Auditoria Cidadã da Dívida, e que pode ser adquirido na página www.inoveeditora.com.br

 

Aumenta a indignação popular contra a política econômica

Hoje, a imprensa divulgou a pesquisa CNI/IBOPE, indicando que 78% da população aprovam o governo Dilma. Porém, quando se analisa áreas específicas de atuação do governo, tal “aprovação” se transforma em uma ampla rejeição. No que se refere aos impostos, o percentual de aprovação – que já era baixo na última pesquisa, em setembro – teve grande queda: de 38% para 30%. No quesito “juros”, tal percentual caiu de 49% para 41%, apesar da ampla propaganda oficial sobre uma suposta queda nas taxas. No que se refere à política de combate à inflação, este percentual caiu de 50% para 45%.

Tal descontentamento também aumentou em relação a importantes áreas sociais. Na área da saúde, a aprovação de apenas 33% em setembro caiu ainda mais em dezembro, para 25%. No quesito segurança, tal percentual caiu de 40% para 30%, e na educação, de 47% para 43%.

Portanto, de acordo com os dados da CNI/IBOPE, é inverídico que a atual política econômica seria aceita amplamente pela população, que identifica claramente a alta carga tributária, e a ausência de retorno destes recursos em termos de políticas sociais.

 

Jornais “Valor Econômico” e “Monitor Mercantil” também repercutem análises da Auditoria Cidadã

Nesta semana, o jornal Valor Econômico repercutiu a edição de 4/12/2012 deste boletim, questionando a idéia – amplamente divulgada pelo governo – de que a educação receberia 100% dos royalties do petróleo. Na realidade, apenas uma pequena parte destes recursos irá efetivamente para a Educação, razão pela qual é necessário enfrentar a questão da dívida para que se possa, efetivamente, se atingir a meta de 10% do PIB para esta importante área social. Conforme mostrou o jornal, “o governo ‘inflou’ a conta da educação na divisão da futura riqueza do petróleo na divulgação da semana passada“. O Jornal Monitor Mercantil de 4/12 também repercutiu este tema.

A edição de 12/12/2012 deste boletim , relacionando o tema da dívida às altas tarifas de energia elétrica, também foi repercutida pelo Jornal Monitor Mercantil, na edição de 13/12.

 

_________________________________________________

Caso queira receber diariamente este material em seu correio eletrônico, envie mensagem para auditoriacidada@terra.com.br