Fattorelli conversa com Comissão de Economia da Câmara de Cascavel-PR

Compartilhe:

Especialista em dívida pública conversa com Comissão de Economia da Câmara

Especialista em dívida pública conversa com Comissão de Economia da Câmara

inShare0
Qui, 03 de Outubro de 2013 18:27

 

Maria Lucia Fattorelli, especialista em dívida pública, esteve na Câmara nesta quinta-feira (3) para conversar com o presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL), os membros da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento; Claudio Rodrigues (PSL), Luiz Frare (PDT) e Walmir Severgnini (PROS); o vereador Paulo Porto (PCdoB), assessores e outros interessados.

Fatorelli é ex-auditora fiscal da Receita Federal, formada em Administração e Ciências Contábeis e coordenadora da organização brasileira Auditoria Cidadã da Dívida. A pesquisadora explicou em suas explanações que a dívida consome a maior parte do Orçamento da União e que o estoque da dívida brasileira já supera R$ 3 trilhões, salientando a necessidade de uma ampla auditoria dos contratos, pelos quais não apenas Municípios e Estados pagam um preço alto, mas também toda a população.

Outro ponto debatido foi a complexidade da questão, que envolve, segundo Maria Lucia, todo um “Sistema da Dívida” no Brasil. Tal sistema envolveria não apenas questões econômicas, como todo um panorama político, legal e midiático, “quais são as metas econômicas do governo federal? Não são metas de bem estar social. São metas de controlar a inflação e atingir o superávit. Se não há recurso para pagar a dívida e atingir o superávit, então o governo corta o orçamento de diversas áreas”, explicou a auditora.

Maria Lucia ministra uma palestra sobre este tema e também sobre os royalties do petróleo na Unioeste nesta noite, às 19h. A pesquisadora, além de auditora, também foi membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Pública (CAIC) no Equador em 2007-2008, participou ativamente nos trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a dívida) realizada no Brasil e publicou o livro “Auditoria Da Divida Externa (Questão De Soberania)”, Contraponto Editora (Brasil), 2003.

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC

Imagem 049Legenda: Maria Lucia apresenta palestra para membros da Câmara

Foto: Julio Carignano/ Assessoria Paulo Porto

 

Fonte:

http://www.camaracascavel.pr.gov.br/legislatura/ultimas-noticias/4530-especialista-em-divida-publica-conversa-com-comissao-de-economia-da-camara.html